terça-feira, 10 de julho de 2012

ILIAS LALAOUNIS, O GRANDE MESTRE JOALHEIRO


Minha paixão pela Grécia e pelo grande mestre joalheiro grego Lalaounis.

O Grande Mestre Grego

Ilias Lalaounis é um apaixonado por artefatos e estudos de civilizações antigas. No início dos anos 50, Lalaounis, estudava técnicas de joalheria quando recebeu um pedido de duas mulheres para fazer uma reprodução de broches da era Miceniana que haviam visto no Museu de Arqueologia de Atenas.

A partir de então, Ilias Lalaounis passou a criar coleções inspiradas em seus estudos e paixão por civilizações antigas.
Lalaounis e seus aprendizes estudaram os métodos antigos de entrelaçar, granular  e machetar manualmente o ouro. Trabalho que é feito, na maior parte de suas peças, em ouro 22 kilates.

"Uma jóia não deve ser apenas um ornamento ou um investimento, mas também um objeto de arte." Palavras de Lalaounis.

Sendo assim, suas jóias foram inspiradas nas civilizações Miceniana, Minuana, Helenística e Bizantina. Tornou-se mundialmente conhecido nos anos 70, quando lançou uma coleção inspirada em Alexandre, O Grande.

Em 1986, teve suas jóias reconhecidas como um trabalho jamais realizado por joalheiros e, com isso, foi eleito membro permanente da Academia Francesa de Fine Arts. Posição jamais conquistada por nenhum outro joalheiro do mundo.

Hoje Ilias Lalaounis tem 86 anos e são suas 4 filhas, Katerini, Demetra, Maria, Ioana e a neta mais velha, Laura, quem comandam a Marca sob os olhares atentos do Mestre.

Lalaounis criou até hoje 15.000 peças.





4 comentários:

  1. Colega, abafou com esse post. Lindo o texto e fotos de Santorini.
    Gilda

    ResponderExcluir
  2. Claudinha adorei as jóias. Muito bom gosto.
    Não sabia muito a respeito desse grande mestre. Lindas de morrer!!!
    Muito chics.
    Bjss, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Adorei tudo sobre Lalaounis. Ainda vou ter uma jóia dele. Ahhhhh, se vou!!
    Bjss. lindo texto, lindas jóias.
    parabéns. Maria Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom post!

    Sou um Verdadeiro fã de antiguidades e do estilo retro!

    Acho ainda que encontrei ai alguma informação muito útil! Se Voces quiserem ver, podem sempre dar ai um salto pois tem o calendario nacional das feiras onde se podem encontrar alguns achados! e ainda como vender ou comprar arte e velharias e antiguidadesComo ganhaar dinheiro com a venda de artigos velhos, antiguidades ou até velharias indiscriminadas. Saiba como, onde e quando vender os seus artigos em desuso, e claro, fazer dinheiro!
    www.vendervelharias.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...