quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

BLOG DA CLAUDIA PAES CONVIDA - GILDA MATTOSO


CAETANO VELOSO E O CINEASTA ANTONIONI

por Gilda Mattoso

artigo gilda mattoso

Uma das melhores coisas que aconteceram em minha vida profissional e pessoal foi ter conhecido e colaborado por muito tempo com Caetano Veloso. Além do talento conhecido por todos, Caetano une inteligência e humor bem dosados o que faz dele uma pessoa deliciosa de se conviver e trabalhar. Fica até difícil, pois tudo que pedem a ele parece tolo diante da grandeza de sua inteligência e sutileza de seu senso de humor. Demos muitas risadas juntos e compartilhamos momentos mágicos de sua carreira e de sua vida, da vida de nossos filhos, amicíssimos, fizemos imensas viagens juntos e conhecemos grandes personalidades do mundo juntos.

Um dos momentos mais incríveis dessa trajetória foi quando, em setembro de 2001 , Caetano foi agraciado com o Prêmio Michelangelo Antonioni, dado por um conselho de notáveis de diversas áreas da cultura na Itália e no mundo. Caetano, fã declarado do cinema italiano, especialmente de Fellini e Antonioni, havia composto a canção Michelangelo Antonioni, cuja letra é como um filme do próprio e diz: ....¨Visione del silenzio/Angolo vuoto/Pagina senza parola/Una lettera scritta sopra un viso/Di pietra e vapore/Amore/Inutile finestra¨

Enfim rumamos para Assis onde haveria um show de Caetano com a entrega do prêmio feita pelo próprio Antonioni, que tem casa de campo em Trevi, bem perto de Assis. Na véspera do prêmio, Enrica e Michelangelo ofereceram um almoço para Caetano e também para comemorar os 89 anos do grande cineasta. Era dia 29/9 e foi um almoço maravilhoso na casa deles (hoje transformada num spa de luxo) e lá conhecemos ainda Tonino Guerra, roteirista top do bom cinema italiano. Estava também nossa amiga, Fiorella Amico, montadora de cinema e viúva do também cineasta Gianni Amicoe outras pessoas igualmente interessantes. Pois bem, na hora do show, Caetano apresentou pela primeira vez a canção que fizera dedicada ao cineasta que chorou copiosamente ao ouvir a linda música.
Antonioni estava já combalido por um derrame que lhe limitara os movimentos e, sobretudo, a fala.

Na hora do prêmio quando o cineasta deveria subir ao palco para a entrega a Caetano, este não deixou que ele se levantasse, desceu até a plateia onde estavam Michelangelo e Enrica e, ajoelhado, recebeu das mãos trêmulas do cineasta o lindo troféu desenhado por Sol Lewitt, membro do conselho que concede o prêmio. Poucas vezes vi Caetano tão emocionado.
Custo a crer que o menino, cujos caracóis nos cabelos deram lugar a uma linda cabeleira grisalha, esteja completando 70 anos de vida e só posso desejar a ele longa vida e que continue a nos brindar com sua música única, rica, doce, forte, gostosa.... tudo de bom!
P. S. Vejam e ouçam Caetano cantando Michelangelo Antonioni, graças ao You Tube,
clicando no link abaixo:




artigo sobre caetano veloso

* Gilda Mattoso é assessora de imprensa. Trabalhou para as gravadoras BMG-Ariola e Polygram. Foi a última mulher do poeta Vinícius de Moraes. Hoje, é sócia-proprietária, no Rio de Janeiro, da Mattoso & Vinícius Produções Artísticas, e assessora de Gilberto Gil, Frejat e Toni Garrido. Em 2006, escreveu o livro “Assessora de Encrenca”, compilando histórias dos 30 anos de carreira.



3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...